Como o governo arrecada e gasta recursos?

Antes de falar como o a arrecadação funciona para o governo, eu gostaria de perguntar “o que é o dinheiro?”. Vocês devem pensar que é uma pergunta óbvia, mas não, não é.  Noto que as pessoas esqueceram o significado do dinheiro quando soltam frases como “espera ai..eu não entendo essas crises, porque o governo não imprime mais dinheiro e enriquece de uma vez?”.  O vídeo abaixo fala do processo histórico do dinheiro, a sua utilidade e porque não devemos imprimir mais dinheiro, é a verdadeira pílula vermelha para vocês acompanharem o resto do texto.

*cliquem em CC para ver as legendas

Existem três formas de o governo arrecadar recursos para cobrir os seus gastos sem cobrar diretamente impostos às pessoas, são elas: Cobrar impostos de empresas, empréstimos e imprimir dinheiro.

1-     Se cobrarmos impostos de empresas, na verdade estaremos cobrando o imposto a pessoas, visto que empresas são apenas entidades e que, portanto, quem paga os impostos são os investidores, os empregados ou os consumidores. Essa é a forma mais conhecida do governo arcar com suas despesas, mas há limites, quanto mais impostos, menor incentivo à produção. Logo o governo recorrendo ao aumento de impostos visando uma maior arrecadação, na verdade levaria a uma menor receita, devido à diminuição da capacidade produtiva da sociedade.

2-     Sendo a arrecadação compulsória dos impostos não suficiente, o governo apela a credores, emitindo títulos da dívida pública e captando recursos na sociedade. Contudo um endividamento ad infinitum, não é possível, pois uma hora os credores percebem o risco de um calote iminente.

3-     Se o governo decidir imprimir dinheiro o resultado será inflação, afinal, aumentar a oferta diminui o preço. Aqueles que recebiam o dinheiro novo primeiro enriqueciam, tal como os bancos e corporações que fazem grandes empréstimos, assim como empresas empreiteiras que tem contratos exclusivos com o governo. Enquanto para o restante da população (pessoas com salários fixos, aqueles que vivem em áreas remotas ou pessoas com poupança nos bancos) quando o dinheiro chega o preço das coisas já aumentaram, suas poupanças valem menos, mas seus salários permanecem inalterados. Sendo assim uma redistribuição do dinheiro da base para o topo da pirâmide, aumentando a diferença entre ricos e pobres.

Depois dessa arrecadação controversa, o governo piora a situação gastando muito mal seu dinheiro.  Para entender porque isso acontece, é necessário citar as quatro formas de se gastar dinheiro em nossa sociedade.

1-     Você gasta o seu dinheiro com você mesmo: Nessa situação você é muito cuidadoso com que vai gastar, pensando na sua satisfação, você procura conseguir o máximo de cada centavo.

2-     Você gasta o seu dinheiro com outra pessoa: Por exemplo, em um amigo secreto, você é muito cuidadoso também, procura não gastar muito, mas você não se preocupa muito com o nível de satisfação do outro que está recebendo, ou pelo menos não a mesma atenção que você dá quando compra presentes para si.

3-     Você gasta o dinheiro de outra pessoa com você: não há incentivo para economizar, mas para obter o melhor. Exemplo: em uma viagem com tudo pago, a decisão sobre onde comer e dormir.

4-     Você gasta o dinheiro de uma pessoa com outra pessoa: nesse caso não há incentivo nem para economizar e nem para obter o melhor.  O individuo pode ter seus instintos humanos, de querer fazer o melhor, mas não vai ter o mesmo cuidado ao gastar o dinheiro de outra pessoa com um terceiro.

O governo se encaixa na quarta forma e essa é uma das razões da aplicação de recursos públicos ser sempre um gasto ineficiente. Os políticos colocam seus filhos em escolas privadas, pois sabem que as escolas que eles oferecem “gratuitamente” são péssimas.

“Dinheiro para a Educação significa, na prática, dinheiro para burocratas cujo trabalho tem alguma conexão por vezes remota com Educação.” Flavio Morgenstern

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Artigos - Não Quebre a Janela

Uma resposta para “Como o governo arrecada e gasta recursos?

  1. Larissa Domingos

    Muito bom esse texto ! Mas não era o que eu procurava ! Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s