Em defesa do torcedor de futebol (alagoano ou não)

Imagem
Comunicado dos Estudantes pela Liberdade de Alagoas

O grupo Estudantes pela Liberdade (EPL) de Alagoas repudia o Termo de Compromisso e de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na última quinta-feira (21/03) pelo Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Militar, Federação Alagoana de Futebol (FAF) e representantes dos clubes alagoanos de futebol CRB e ASA.

De acordo com esse termo de compromisso, a torcida visitante nas partidas entre os referidos clubes está proibida de comparecer ao estádio caracterizada ou em posse de qualquer traje ou utensílio que faça menção ao clube por qual torce, como bonés, bandeiras, calções, agasalhos, toucas e instrumentos. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Maceió, que coordenou a audiência sobre o termo, considera a ação “necessária para garantir a segurança dos torcedores que vão ao estádio”.

Os Estudantes pela Liberdade rejeitam a estratégia de segurança definida pelo termo não apenas por sua evidente ineficácia, como também pelos princípios legais e morais contra os quais atenta. Pois, se resta claro a todos os torcedores que frequentam estádios de futebol que os responsáveis pelos lamentáveis episódios de violência neles registrados não são trajes, bonés, ou instrumentos, mas as pessoas que cometem os crimes de lesão corporal, formação de quadrilha e mesmo outros, também se devem considerar inegociáveis os princípios da liberdade de manifestação do pensamento e expressão do cidadão, torcedor ou não.

Esperamos, pelos motivos acima, que os órgãos públicos e associações desportivas responsáveis pelo termo de compromisso e seu cumprimento revejam a estratégia de segurança a ser adotada nas partidas entre CRB e ASA no Campeonato Alagoano de Futebol de 2013.

Estudantes pela Liberdade de Alagoas.

Para saber mais do caso: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=336798&e=3

Anúncios

1 comentário

Arquivado em EPL-AL

Uma resposta para “Em defesa do torcedor de futebol (alagoano ou não)

  1. Pingback: EPL-AL repudia restrição aos torcedores de futebol | EPL | Estudantes pela Liberdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s